2 de julho de 2013

Cronograma Capilar - Máscaras, Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Testes


Olá! Olha eu aqui novamente e agora trazendo oficialmente o meu primeiro post (já que o outro foi só um explicativo mesmo).

Muitas são as pessoas e seus cabelos que sofrem com os danos causados pelas colorações, chapinhas, escovas e tratamentos químicos. E o que fazemos no desespero pra minimizar esse problema é correr pra farmácia e comprar uma máscara capilar ou correr para o salão de beleza e pedir uma hidratação. Mas poucas de nós sabem que isso pode ser resolvido sem problemas e até evitado. Apresento a vocês o cronograma capilar (rsrs). Confesso que sigo ele já tem 15 dias e já estou vendo os benefícios. Com ele você aprende os diferentes tipos de máscaras (aqueles cremes de cabelo), pra que elas servem, quando usá-las e o melhor, quando seu cabelo precisa de cada uma.


O que é o Cronograma?

É que uma rotina para a utilização correta das máscaras de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução), para que você as utilize sem que haja acúmulo ou  ausência de determinado componente, que pode ser feita de várias maneiras, de acordo com sua necessidade. (Fonte: Piquenique Fashion)

Tipos de Máscara:

Hidratação – repõe toda água do cabelo e é utilizada em cabelos opacos e levemente ressecados. Seu efeito resulta em cabelos leves e macios.

Nutrição – repõe todos os nutrientes do cabelo; é utilizada em cabelos volumosos e com frizz e seu resultado consiste em brilho, volume controlado e redução de frizz.

Reconstrução – repõe todas as proteínas do cabelo; é utilizada em cabelos fracos, quebradiços e elásticos e sua função consiste em selar as cutículas e dar resistência aos fios.

Do que meu cabelo precisa?

Pra responder a pergunta acima e saber se suas madeixas precisam do cronograma capilar, basta fazer o Teste do Fio e o Teste de Cutículas.

Teste do fio - Arranque um fio de cabelo do topo da cabeça (por ser a parte mais frágil), enrole o fio nos dedos (como se fosse fio dental) e puxe bem devagar. Verifique: se o fio quebra com facilidade e não possui elasticidade; e se o fio está resistente mas sem elasticidade. Se o fio estiver saudável, ele estará mais elástico e resistente a puxada. Caso contrário, este é um sinal de que você precisa do cronograma.

Teste de Cutículas - Você faz esse teste segurando um fio de cabelo e deslisando o indicador e polegar em forma de pinça da raiz até as pontas. Testando vários fios do topo até a nuca, você irá verificar se sente algo como "grãozinhos de areia" provavelmente nas pontas. Se este teste for positivo é mais um indício de que você precisa do cronograma.

Que máscaras devo utilizar para cada tipo de efeito?




Agora, vamos montar o cronograma de acordo com sua necessidade:

Clicando aqui você será redirecionado para um blog que trás diversas possibilidades de montagem do cronograma capilar. Foi de lá e daqui que me inspirei pra começar eu mesma e pra fazer este post. Façam, comprovem e aprovem os resultados e depois me diga o que achou :)

10 comentários:

  1. Amei demais esse post
    certeza vou fazer o meu
    Parabéns pelo novo blog
    Vou seguir com certeza.

    Kiss

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    já estava fazendo um ''tratamento'' mais intensivo no meu cabelo,
    agora só aumentou mais ainda a vontade de cuidar dele.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post, adimiro as garotas que têm esses cuidados extras com os cabelos, eu sou tõa desleixada, nunca pintei, ou faço chapinha e escova, as vees penso em mudar, mas tenho medinho.

    Sim, é verdade, também têm haver com o alcool o "dançar a valsa"

    Beijos e obrigada pelo seu comentário, estou te seguindo aqui

    ResponderExcluir
  4. amei o post , estou te seguindo , eu ajudo você sim ! mais me ajuda á ter mais comentários ? beijinhos e segue meu blog ! http://modaevaidadedemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sabe eu tento fazer hidratação toda semana com produtos bons e ta dando resultado
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser/app_154246121296652
    Boa noite e bjim

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, eu faço hidratação toda semana no meu cabelo mas o bixin é danado hahaha.

    www.estilodegarotab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que fofo seu blog, amei *-*

    Tem post novo lá no meu, vamos conferir? Beijo :*

    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie linda! Amei seu blog, e obrigada pela visita lá no meu blog também.
    Sem dúvida o cronograma capilar é uma ótima alternativa para cuidar dos cabelos na medida certa e com produtos corretos, sem falta e excesso. Eu mesma já detonei meu cabelo usando produtos de cabelos de forma exagerada, de tanto utilizar produtos a base de queratina estraguei ao invés de recuperar.

    Já estou te seguindo, seja bem vinda a seguir o meu também e acompanhar as novidades.
    Beijos

    http://planetadaspoderosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita linda, já estou seguindo! http://pecadosfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ótimas dicas flor. principalmente pra mim , que faço hidratação em casa *-*

    www.bygarotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir